segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ultimo episódio da saga dos snacks caseiros - Twix: Satisfaz duas vezes!

A minha máquina está meia estragada e velhota. Até vai dando para outras coisas, mas para fotografar  chocolate não tem dado resultado. Coitada, está debilitada.  Daqui em diante e até poder ter uma nova, ficam as fotografias possiveis... Quanto às receitas, essas, prometo manter a qualidade!:-)                                                                         














Para uns 20 mini twix usei:
base:
110g manteiga derretida fria
70g de açucar
150g de farinha com fermento
1 colher de sopa de leite
1 colher de chá de essência de baunilha


Caramelo:
2 saquinhos de caramelos moles (tipo  soft werther´s originals)
2 colheres de sopa de leite ou natas


Chocolate para a cobertura
200g de chocolate de boa qualidade (leite ou negro conforme o gosto, eu usei uma mistura dos dois)
1 colher de chá de óleo vegetal (ou idealmente  manteiga de cacau)


Preparação:


Para a bolacha:
Misturar a manteiga com o açucar, juntar a farinha, o leite e baunilha. Mexer. Formar uma bola e refrigerar  embrulhada em pelicula aderente até ficar firme (pelo menos 30 minutos). Depois desse tempo, forrar um tabuleiro rectangular com a massa,  esticar com as mãos para o preencher e para ficar com uma altura de pelo menos um centimetro e meio. Não convém que fique demasiado fina.  Cozer uns 10-12 minutos em forno pré aquecido a 180º. Verificar se fica dourada e retirar. Deixar arrefecer completamente (até pode ser no frigorífico).


Para o caramelo:
Num tacho levar ao lume os caramelos com o leite ou as natas até derreter. barrar a base de bolacha. Deixar arrefecer (até pode ser no frigorífico). Cortar em pequenos rectangulos (do tamanho que se quer para os chocolatinhos).


Para a cobertura:
Derreter o chocolate em banho maria (numa taça maior que o tacho para não se correr o risco de entrar água) com o óleo para ficar um pouco mais liquido. Com o lume já apagado mas ainda em cima do fogão, e com a ajuda de dois garfos, mergulhar uma a uma as barras de bolacha e caramelo no chocolate. Colocar  num tabuleiro forrado de papel vegetal. Levar ao frigorífico para solidificarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário